16/08/2018 - Delfino Golfeto fala sobre os pontos de equilíbrio para empreender no Brasil


Fundador da rede Água Doce, o empresário foi um dos palestrantes no 30º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília nesta quarta-feira (15)

alt


“Nascer pequeno, pensar grande e crescer rápido”, essa foi uma das colocações do empresário Delfino Golfeto, durante o 30º Congresso Nacional Abrasel e Mesa ao Vivo Brasília, nesta quarta-feira (15). No comando da rede de restaurantes Água Doce - Sabores do Brasil, o empresário contou sua trajetória na realização do sonho de empreender no País e salientou alguns pontos de atenção para quem quer abrir e expandir um negócio.

Para Delfino, o primeiro passo é acreditar. Ele, que traz em sua experiência de vida o trabalho como boia fria e o início do negócio em uma garagem no interior de São Paulo, comanda hoje a rede de restaurantes com mais de 80 estabelecimentos, sendo referência no mercado de franquias. Para o empresário, “o sonho é a energia que colocamos na máquina humana para viver”, e essa é uma tarefa diária.

Fundada em 1990, a Água Doce emprega cerca de 5 mil funcionários direta e indiretamente. Com a grandiosidade do negócio, um desafio: gerir pessoas. Delfino reforça que é preciso estar atento aos funcionários, é necessário investir em capacitação e certificar que a equipe está engajada com o negócio. Ao mesmo tempo, ele lembra que o para prosperar, o empresário precisa saber dizer não, “ser bonzinho demais o tempo todo pode custar caro”, pondera.

Ele salienta alguns pontos de atenção no desafio de expansão: o perfil do investidor, o alinhamento de expectativas e a identificação com a marca. Não adianta convencer uma pessoa a investir em algo que ela não acredita ou não tem afinidade e o relacionamento entre as partes é essencial. “Os semelhantes se atraem e dão certo. Os opostos se atraem e não dão certo”, manifesta. Sobre as expectativas, para ele o caminho é prometer menos e entregar mais.

Para o empresário, para o negócio dar certo é preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre sonhar e empreender.

Sobre o evento

O Congresso da Abrasel é o maior encontro do setor de bares e restaurante do Brasil e prossegue até o dia 16, no campus sul do IESB, em Brasília. A 30ª edição tem como tema Brasil Novo: simples para empreender. A abertura oficial do evento aconteceu na noite de terça-feira (14), no Centro de Convenções do Hotel Brasil 21. O evento é realizado pela própria Abrasel, pelo Centro Universitário IESB e pelo grupo Mundo Mesa | Prazeres da Mesa, com patrocínio da Alelo, Ambev, Cielo, Coca-Cola, Ecolab, Philip Morris Brasil, Sodexo, Souza Cruz e Ticket. Conta também com a parceria da UNECS, parceria de mídia do Correio Brazilienze e apoio da Fispal, Pitu e Senac.