Guia Michelin: lista brasileira sem 3 estrelas

Dos 145 restaurantes avaliados em São Paulo e Rio de Janeiro, somente o D.O.M, do Alex Atala ficou com duas estrelas. Outros 16 receberam uma estrela

 

Na madrugada desta sexta-feira (20) o site do guia francês Michelin, um dos mais conceituados do mundo, “vazou” a lista dos restaurantes brasileiros condecorados. E nenhum dos 145 avaliados recebeu três estrelas, considerada a nota máxima da publicação. Foram avaliados restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo, e 16 receberam uma estrela. O único a receber duas estrelas foi o D.O.M., do chef paulistano Alex Atala. O restaurante de Atala é considerado o sétimo melhor do mundo segundo a publicação britânica Restaurant, e é destacado como o chef que representa o Brasil no mundo. A lista estava prevista para ser divulgada em março junto com a publicação impressa. Mas na versão online já é possível conferir todos os premiados.

 

Separado por cidade, seis são restaurantes do Rio de Janeiro e 11, de São Paulo. Dentre os estrelados na capital paulista está o Epice, do paranaense Alberto Landgraf, o Tuju, aberto em julho de 2014, o Maní, da Helena Rizzo e Daniel Redondo e o Kinoshita, do chef Tsuyoshi Murakami. No Rio de Janeiro, a chef Roberta Sudbrack recebeu uma estrela, bem como o restaurante Oro, de Felipe Bronze e Lasai, de Rafael Costa e Silva. Dentre os indicados pela publicação, 25 receberam o título de “Bib Gourmand”, estabelecimentos que estão próximos de receber uma estrela.

 

A expectativa era grande para o resultado pela importância do Michelin que existe desde 1900, criado pela fabricante francesa de pneus. O Guia não faz um ranking dos restaurantes, faz a avaliação de uma a três estrelas, sendo a última, a nota máxima. Há ainda o prêmio Bib Gourmand que é concedido à estabelecimentos que aliam boa comida e preços moderados. Na França são quase 6 mil restaurantes avaliados e 26 têm as três estrelas. No mundo são 45 mil restaurantes avaliados.

 

Confira abaixo a lista completa:

 

Duas estrelas

 

D.O.M. (Alex Atala) em São Paulo

 

Uma estrela em São Paulo

 

Attimo (Jefferson Rueda)

 

Epice (Alberto Landgraf)

 

Tuju (Ivan Ralston)

 

Maní (Helena Rizzo, Daniel Redondo)

 

Fasano (Luca Gozzani)

 

Huto (Fábio Honda)

 

Jun Sakamoto (Jun Sakamoto)

 

Dalva e Dito (Alex Atala, Luiz Gustavo Galvão)

 

Kinoshita (Tsuyoshi Murakami)

 

Kosushi (George Koshoji)

 

 

 

Uma estrela no Rio de Janeiro

 

Oro (Felipe Bronze)

 

Le Pré Catelan (Roland Villard)

 

Roberta Sudbrack (Roberta Sudbrack)

 

Olympe (Claude Troisgros, Thomas Troisgros)

 

Mee (Rafael Hidaka)

 

Lasai (Rafael Costa e Silva)

 

 

 

Bib Gourmand em São Paulo

 

Mocotó

 

Esquina Mocotó

 

L’Entrecôte de Paris

 

Tian

 

Brasserie Victória

 

Sal Gastronomia

 

Antonietta Empório

 

Jiquitaia

 

Mimo

 

Ecully

 

Zena Caffè

 

Miya

 

Tartar & Co

 

Arturito

 

Casa Santo Antônio

 

Marcel

 

La Cocotte

 

 

 

Bib Gourmand no Rio de Janeiro

 

Lima Restobar

 

Miam Miam

 

Entretapas

 

Oui Oui

 

Restô

 

Artigiano

 

Pomodorino

 

 

Cais

 

Fonte: Bom Gourmet