"SEMANA CULTURAL JAPONESA" - DE 21 À 28 DE OUTUBRO


O Consulado Geral do Japão em Curitiba, em parceria com a Fundação Japão, com o Mercado Municipal de Curitiba e a Bienal de Curitiba - FICBIC, iniciará a “Semana Cultural Japonesa” em Curitiba, de 21 à 28 de outubro, com Exposição de Ikebana, Aula de Culinária Japonesa com o Chef Shin Koike – nomeado pelo Governo Japonês como “Embaixador da Difusão de Autêntica Culinária Japonesa” e Mostra de Cinema Japonês.


Palestra de Culinária Japonesa:

O chef Shin Koike é sócio dos restaurantes “Aizomê” e “Sakagura A1”, em São Paulo.  Foi nomeado como “Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa” pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, que tem como missão difundir e divulgar a cozinha japonesa, engajando-se nos projetos promovidos pelo Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, bem como, desenvolver plataformas próprias de divulgação da cultura gastronômica japonesa no Brasil. O Embaixador deve também, como profissional, prestar consultorias e dar orientações para projetos gastronômicos dentro e fora de seu país, para promover a cultura Washoku (Culinária Japonesa).

O chef Shin Koike abordará os fundamentos de Washoku e Umami (um dos principais dos cinco sentidos: o paladar) na palestra.

Exposição de Ikebana:


Ikebana - termo japonês que significa “flores vivas”. É a arte de montar arranjos de flores, com base em regras e simbolismos preestabelecidos. Ikenobo, que é o mais antigo, são arranjos com devoção aos deuses, são decorados com galhos. Estilo Ohara, - é a montagem de galhos e flores com características de paisagens. E o estilo Sanguetsu - tem como noção básica o respeito pela natureza.
Nesta exposição veremos a reunião das três escolas, com apresentações de suas técnicas peculiares.

Mostra de Cinema Japonês:

Apresentação de seis filmes japoneses, legendados em português, que trata de temas recentes desde “Viver a Natureza” às comédias.

Locais dos eventos: 

MERCADO MUNICIPAL DE CURITIBA
Exposição de Ikebana
3 escolas japonesas: Ikenobò, Ohara-Ryu e Sanguetsu
Abertura: 21/10 (sexta) às 15h00 Encerramento: 23/10 às 13h00 (domingo)
Aula de Culinária Japonesa:
Auditório do Setor de Orgânicos (Piso Superior – Mercado Municipal) com limite de vagas (130) – Inscrições somente de 10/10 à 17/07, por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

SESC PAÇO DA LIBERDADE

Mostra de Cinema Japonês (faz parte da FICBIC de Curitiba)
Cine Pensamento - de 25 à 28 de outubro – Sinopses e Programação no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba:
http://www.curitiba.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/00_000076.html