07/11/2016 - Restaurante de Curitiba é eleito o terceiro melhor do Brasil

O resultado do prêmio dado pelo site TripAdvisor foi revelado nesta terça-feira (18).
O Poco Tapas subiu quatro posições no ranking brasileiro em relação a 2015

 

O restaurante curitibano de cozinha molecular Poco Tapas, comandado pelo chef Fábio Mattos, foi eleito o terceiro melhor do Brasil pelo prêmio Travelers’ Choice Restaurantes 2016, do site de planejamento e reservas de viagens TripAdvisor. O site premiou 528 restaurantes no mundo todo, em listas específicas. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (18). No ranking brasileiro, o estabelecimento recebeu nota 4,5 de um total de 5 pontos, ficando atrás somente do D.O.M, restaurante de Alex Atala em São Paulo que levou o segundo lugar, e do campeão Voilà Bistrot, em Paraty, no Rio de Janeiro, detentor do título desde 2013.

Também constam entre os dez melhores o La Table D´Or Mediterranée, em Gramado (RS); Koh Pee Pee, em Porto Alegre (RS); Mahalo, em Cuiabá (MT); Maní Manioca, em São Paulo (SP); Mocotó, em São Paulo (SP); Taste Vin, em Belo Horizonte (MG); e Nau Frutos Do Mar, em Natal (RN).

Para o Poco Tacas, o resultado é ainda melhor do que em 2015, quando o local ficou com a sétima posição e fez até um vídeo em comemoração ao título, mostrando a experiência gastronômica da cozinha molecular. Neste ano, o estabelecimento também foi eleito o melhor restaurante de Curitiba, entre 9.115 cadastrados, e o sexto melhor avaliado da América do Sul. O local desbancou grandes nomes da lista do The World’s 50 Best Latin America (50 melhores restaurantes da América Latina), como o Maní e o Mocotó ambos em São Paulo.

“É fantástico ser reconhecido por pessoas variadas que vêm de fora de Curitiba. Para nós, é um sinal de que o que estamos fazendo está dando certo”, diz o chef do Poco Tapas Fábio Mattos, que também afirma que avalia as críticas negativas ao restaurante no TripAvisor para implementar mudanças.

Em todas as categorias, a premiação do TripAdvisor é feita com base na experiência dos usuários: um algoritmo mede a quantidade e qualidade das avaliações feitas pelos usuários nos últimos 12 meses. No site de viagens, a casa tem 1.179 análises. Até o fechamento desta reportagem, 825 classificaram o restaurante como “excelente”, 195 como “muito bom” e apenas 8 como “horrível”.

A casa de gastronomia molecular, inaugurada há quatro anos, funciona no sistema de menu degustação, com pratos que levam os ingredientes aos limites da física. São 15 pratos, sendo dez salgados e cinco sobremesas, servidos por R$ 125 por pessoa. Toda semana entram duas ou três opções diferentes no cardápio. Nesta semana, por exemplo, as novidades do cardápio são a Feijoada molecular, feita com massa de arroz crocante, patê de feijoada, ovo de codorna frito, crocante de couve, barriga de porco desidratada, e cachaça de laranja sólida; e o Filé mignon selado com molho de whisky Jack Daniel’s e Coca-cola, bolacha crocante com manteiga clarificada coberta com creme de gorgonzola congelado em nitrogênio líquido.

Curitibanos no ranking

Os curitibanos também conquistaram títulos na categoria Churrascaria, com duas colocadas entre as dez melhores do Brasil: a Churrascaria Arco Íris, com a terceira posição, e a Churrascaria Jardins Grill, no nono lugar.

Serviço

Poco Tapas. Av. Vicente Machado, 2786, Batel – (41) 9682-8758. De segunda a sábado, das 19h à meia-noite.

Na foto: O restaurante de gastronomia molecular subiu quatro posições no ranking brasileiro do prêmio. (Imagem: Divulgação)

Fonte: Bom Gourmet | Gazeta do Povo