Os restaurantes, bares, cafés e lanchonetes de Curitiba acabam de ganhar uma nova plataforma de entrega que promete operar de forma justa e transparente com a cadeia dos negócios de alimentação fora de casa. O Vina se propõe a atender uma demanda recorrente do setor de alimentação que não tem condições ou se sente prejudicado em pagar as altas taxas praticadas pelos atuais aplicativos de delivery no mercado, que vão de 12% a quase 30% do valor dos pedidos.
Até 1º de setembro de 2020, o Vina funcionará com taxa zerada para os restaurantes cadastrados. A iniciativa faz parte de uma ação em parceria com a prefeitura de Curitiba em prol do setor de foodservice da cidade que vem sofrendo com a crise causada pelo novo coronavírus e viu no delivery uma das únicas formas de sobreviver à pandemia. O Vina também tem apoio da Abrasel-PR, Abrabar, Agência Curitiba e Vale do Pinhão.
Depois dessa data, a plataforma cobrará R$ 1 por pedido, sem porcentual extra em cima das vendas. Para as transações de pagamento dentro do aplicativo, o Vina cobra uma taxa do cartão de 3,5% crédito. A taxa de cartão também incide no valor do frete. Os estabelecimentos tem liberdade para operar o pagamento de outras formas, se assim desejarem.
Na prática, o Vina funciona como qualquer outro aplicativo de marketplace, que mostra os estabelecimentos para os consumidores escolherem em uma lista em qual deseja fazer o pedido. Mas além das taxas, há ainda outro diferencial, já que na ferramenta cada restaurante tem seu próprio link para divulgação do cardápio em nas redes sociais.
“Nos unimos para garantir uma maior rentabilidade aos estabelecimentos de alimentação fora do lar e, ao mesmo tempo, melhores preços para o cliente. Nossa união representa eficiência em tecnologia e alcance do público-alvo, sem que isso represente investimento maciço em cupons de desconto. Queremos praticar o preço justo, para os estabelecimentos e para o consumidor”, afirma Juliano Haus, CEO do Vina.
Para os estabelecimentos que se cadastrarem não é necessário pagamento de implantação no sistema, não será cobrada mensalidade fixa e é permitido o cancelamento em qualquer momento, sem taxas.
Por que Vina?
O nome Vina representa a cultura alimentar de Curitiba. Uma expressão tipicamente da cidade, um ícone dos curitibanos. Como a ferramenta nasce como uma solução para o mercado local, a adoção do nome Vina vem para representar aquilo que o curitibano tem de único e de melhor.
Como funciona
O Vina (www.vaidevina.com.br) funciona como uma página na internet, quando acessada de computadores e como aplicativo quando acessado pelo celular. O usuário que for fazer o pedido não precisa baixar o app se não quiser, basta acessar o link diretamente do seu navegador. Caso prefira, há a opção de salvar um ícone do Vina na área de trabalho do celular, sem ocupar espaço de memória do aparelho. Se o consumidor preferir, também pode baixar o aplicativo disponível por enquanto somente para Android.
Entregas
Para as entrega dos pedidos, o Vina tem parceria com a Play Delivery, plataforma que conecta entregadores aos restaurantes. Após aceitar o pedido, o estabelecimento solicita o entregador na hora que achar conveniente. Os custos são R$ 8 para os primeiros 4 km e mais R$ 1,30 por km adicional. Caso seja necessário o retorno do motoboy para o restaurante, há uma taxa de 30% do valor da corrida.
Os restaurantes poderão definir o raio de entrega e o custo do delivery para cada distância, de acordo como considerar satisfatório. O valor da corrida é cobrado do cliente já no pagamento do pedido. O faturamento das entregas será enviado diretamente aos estabelecimentos semanalmente por boleto bancário.
Repasse das vendas
O dinheiro cairá em conta corrente indicada pelo estabelecimento em D+30. Para antecipações será cobrada taxa de 1,5%. O Vina aceita as bandeiras de débito Elo, Aura, Banescard, DinnersClub, Discover, Hipercard, Hiper, JCB, Maestro, Visa Electron. De crédito são aceitas as bandeiras MasterCard, Visa, Elo, American Express, Aura, Banescard, DinnersClub, Discover, Hipercard, Hiper, JCB.
Quer se cadastrar?
O estabelecimento deverá fazer seu cadastro por aqui. Assim que concluir a etapa, o restaurante ou similar entra em uma fila de implantação. Uma equipe do Vina fará a verificação do restaurante e a configuração da loja com o cadastro de produtos. Depois os estabelecimentos recebem um treinamento sobre a plataforma, antes de começar a utilizar efetivamente o serviço.
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