pr.abra

Oferecer pratos com ingredientes regionais que contam histórias e aproximar os chefs de cozinha dos produtores de alimentos de todo o Paraná. Essa foi a proposta da primeira ação da campanha Gastronomia Origens Paraná, promovida pelo Sebrae/PR em Curitiba. As receitas foram apresentadas durante a cerimônia do Prêmio Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, que traz os destaques da gastronomia curitibana.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, a proposta aproxima o público de chefs, de produtores paranaenses e valoriza alimentos típicos e reconhecidos com o registro de IG.

"Foi uma ação que trouxe visibilidade para o trabalho que estamos realizando. Os produtores realizaram novos contatos e encaminharam negócios com os chefs presentes. Já os chefs mostraram que é possível valorizar os produtos regionais com pratos de alta qualidade", explicou.

Ao todo, chefs consagrados de quatro restaurantes curitibanos que possuem o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná prepararam pratos exclusivos com produtos que possuem ou estão pleiteando os registros de Indicações Geográficas e integram o movimento Origens Paraná, de valorização aos produtos locais.

Os chefs Rafael Fusco e Lucas Cintra, do Ostra Bêbada, prepararam ostras gratinadas com queijo colonial de Witmarsum; Paulo Hruschka e Giovane Ramos dos Santos, da Tartuferia San Paolo, fizeram um tambaqui em textura de erva-mate de São Mateus do Sul e aioli de trufas, Jorge Tonatto, do Bar do Alemão, serviu Confit de marreco com molho de mel do Oeste do Paraná e laranja, repolho roxo e purê de maçã; Delio e Renata Canabrava e Rafael Gonçalves, da Cantina do Délio, prepararam um sorvete de queijo com calda de goiaba de Carlópolis e uma batida de cachaça ouro de Morretes com coco e abacaxi.

Fonte: https://www.pontaporainforma.com.br/noticias/regiao/culinaria-com-ig-aproxima-chefs-e-produtores-paranaenses

Comentários