Curitiba é a terceira cidade do Brasil mais procurada por estrangeiros para turismo de negócios, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente. O dado foi divulgado na última terça-feira (11), em pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Em relação ao ano passado, Porto Alegre estava na frente da capital paranaense, mas acabou ficando na quarta posição deste ano. Segundo o estudo, 95,9% dos visitantes para negócios chegam a Curitiba por via aérea e apenas 4,1% por via terrestre.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiane Turra, acredita que os números sejam um reconhecimento ao trabalho feito. “Temos várias ações para impulsionar o turismo de negócios e eventos e os números revelam que estamos no caminho certo”, comenta.
Curitiba conta com uma excelente infraestrutura para eventos com espaços para até sete mil pessoas, hotelaria de qualidade com 20 mil leitos, além de uma extensa e variada oferta gastronômica, atrativos turísticos, e ainda incentivo fiscal para atrair novos parceiros.
OUTROS DADOS
A pesquisa também revelou que a maioria dos turistas vem da América do Sul (61,2), seguido pelos europeus (22,1%) e norte-americanos (10,4%). O perfil dos latino-americanos também é diferente: passam menos dias e gastam menos. Italianos, portugueses e espanhóis desembolsam três vezes mais que os sul-americanos.
A satisfação dos turistas também foi comprovada. 87,7% dos entrevistados afirmaram que a experiência no Brasil superou ou atendeu as expectativas. A hospitalidade (97,9%) ainda teve uma avaliação melhor que alojamento (96,7%), gastronomia (95,9%) e restaurantes (95,8%).