Os dados mostram que uma família de três pessoas desperdiça 10kg de alimentos por mês, que poderiam ser usados para fazer mais 30 refeições. É muita coisa.
O que podemos fazer? Primeiro pensar sobre o problema, depois começar a mudar hábitos, economizar, ensinar, divulgar, doar. Os produtos da ONG podem ser adquiridos e assim você também ajuda a desenvolver projetos que oferecem oportunidades de trabalho, geração de renda e realizar o sonho de muitos jovens de estudar gastronomia. Informe-se no site gastromotiva.org
Junto com o desafio recebi um pedaço do pão miche, um clássico pão francês rústico da The Slow Bakery, com a caponata de banana, produzida pela chef Suelen Silva, da Gastromotiva. A receita foi preparada utilizando toda a fruta, portanto, desperdício zero. Comi sem culpa, um deleite.
“Hoje, a atuação da Gastromotiva vai do combate ao desperdício de alimentos ao empreendedorismo social. Todos os cursos, projetos e ações têm esse recorte”, explicam os voluntários.
Entre os eixos de formação da ONG estão o trabalho para uma nova consciência alimentar por meio da educação nutricional, do aproveitamento integral dos alimentos e a transformação dos excedentes em refeições para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Outra notícia boa é que a Gastromotiva compartilha suas melhores práticas com outros projetos que queiram promover os mesmos valores em suas comunidades locais, conectando pessoas do mundo todo para atuar em prol da transformação social.
A Gastromotiva chegou em Curitiba em 2016 por meio da união de cozinheiros e apoio da Universidade Positivo. Recentemente, a iniciativa está hospedada na UniCuritiba e já formou 221 alunos.
A ideia de ensinar pessoas em situação de exclusão social e econômica a encontrarem sentido para viver e ajudar a escreverem outras histórias me fascinou. O fato de o criador da Gastromotiva, David Hertz, ser curitibano pesou, precisamos valorizar os nossos talentos e empreendedores.
Conseguimos sensibilizar muita gente aqui. O braço da ONG em Curitiba continua forte, presente sempre em ações de educação importantes para o resgate da cidadania, contribuindo para um mundo mais justo.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/vosso-blog-de-comida/desperdicio-de-alimentos-no-brasil-passa-de-7-bilhoes-ao-ano/