Senac é apoiador e incentivador da cultura gastronômica através de concursos e releituras de pratos típicos

Apoiar e incentivar o desenvolvimento da gastronomia paranaense está entre os objetivos do Senac PR. Seja no apoio para a realização de concursos gastronômicos ou até mesmo na releitura de pratos tradicionais.
Pensando em fazer a conexão de todos os elementos de identidade dos municípios, valorizando a história, a cultura do povo e a produção local, os concursos apoiados pelo Senac PR contemplam duas modalidades: um prato salgado e um doce, ambos utilizando produtos que sejam a referência gastronômica dos municípios. Nesse ano, o Senac já participou da organização de concursos nas cidades de Guaratuba, Palmas e Londrina. A próxima cidade a realizar o concurso é Prudentópolis. Além de desenvolver os editais, instrutores e chefs do Senac fazem parte do júri e ainda realizam cursos de gastronomia para os candidatos.
O Senac PR também auxilia na releitura de alguns pratos, como por exemplo o Boi no Rolete, prato típico de Marechal Cândido Rondon. O instrutor de gastronomia, Eunedes Sandim, desenvolveu um novo modo de preparo para prato, a ideia foi criar algo que os restaurantes pudessem replicar nos estabelecimentos, apresentando o prato típico aos turistas que passam pela cidade.
Contenda também teve o apoio do Senac para reformular a receita de batata recheada para transformá-la no prato típico da cidade. A batava ganhou recheio e uma camada de tempurá, na nova versão feita pelo instrutor de gastronomia, Adriano Barrozo Di Renzo.
Semana da Gastronomia Paranaense
O Departamento Nacional do Senac realiza anualmente as Semanas de Gastronomia Regionais nos Restaurantes-escola de Brasília e do Rio de Janeiro. A iniciativa valoriza a diversidade cultural da gastronomia brasileira e promove visibilidade à expertise da Instituição no segmento. O Senac PR participa todos os anos e apresenta preparos que valorizam os insumos paranaenses, como café, krakóvia, tilápia, queijos, mel, além dos pratos típicos, como o barreado e carneiro no buraco. Vale ressaltar que os restaurantes ficam dentro do Senado e da Câmara de deputados.
Feito no Paraná
As Semanas de Estudos e Pesquisas do Senac abordam constantemente culinárias internacionais, trazendo chefes de outros países para ministrarem aulas e apresentar preparos típicos. A 31ª edição da Semana de Gastronomia foi além e destacou a culinária paranaense, assim valorizando os povos que formaram culturalmente o estado, abrangendo a influência árabe e japonesa do Norte do Paraná, holandesa nos Campos Gerais, e Indonésia na região de Carambeí. Um dos objetivos da semana de gastronomia do Senac é capacitar principalmente os instrutores e a equipe da cozinha, apresentando novas técnicas e possibilidades de preparos dos alimentos.
Sala de aula
Dentro da sala de aula os insumos paranaenses também são trabalhados. A ideia é valorizar a produção local e as tradições do estado. Conhecer os ingredientes utilizados em um prato é essencial para todo cozinheiro. “O objetivo proposto aos alunos foi o de contribuir com esse estudo. E, claro, como cozinheiros eles precisam conhecer o insumo e as características desse insumo. É exatamente, isso que nós, enquanto faculdade Senac, tentamos entregar nos nossos alunos: estimular a consciência da importância alimentar e do alimento que estão preparando e muitas vezes não é só cozinhar, é saber sobre o alimento, sua origem, o contexto de sua produção”, explicou a professora da Faculdade Senac Curitiba Centro, Letícia Kataniwa.
Fonte: https://g1.globo.com/
Imagem: Divulgação Senac
Curtiu este conteúdo? Avalie os conteúdos da Abrasel. É rapidinho, são apenas duas perguntas. Obrigado!
