pr.abra

"Ficou com o Paraná o prêmio de melhor buffet do Brasil em 2020. O restaurante Tomilho Cozinha Cotidiana, em Curitiba, ganhou a etapa nacional do concurso O Quilo é Nosso, promovido pela Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel) para valorizar a comida de autoatendimento no Brasil.

O resultado foi divulgado na manhã desta quarta-feira (18), em transmissão ao vivo, depois da prova final realizada no dia anterior na escola de gastronomia Le Cordon Bleu, no Rio de Janeiro. Os quatro concorrentes prepararam seus pratos, criados especialmente para o concurso, para avaliação de um grupo de jurados especializados.

O segundo lugar deste ano ficou com Lan Grill Parmegianas e Grelhados, de Manaus, e a terceira colocação nacional foi para Brasília, com o restaurante Mayer Sabores do Brasil.


O resultado coloca em grande destaque o restaurante Tomilho, que funciona como buffet há apenas três anos na Rua Gutemberg, 44, no Batel. “O prêmio representa uma grande vitória depois de um ano muito difícil, principalmente no nosso nicho onde há muito preconceito por causa de uma possível contaminação. E a gente trabalhou muito para conseguir fazer tudo corretamente e de forma consciente”, afirmou, emocionado, Daniel Massara, chef e proprietário do restaurante, durante a transmissão do resultado.

O Tomilho venceu com o dumpling de tilápia, inspirado na receita chinesa, que é saboreada na cultura asiática durante as celebrações de ano novo e representa a renovação de ciclos. Com recheio de tilápia, temperada com especiarias e gengibre, e acompanhado de molho shoyu, com redução de laranja em açúcar, o prato surpreende pela criatividade e equilíbrio de sabores. A massa do "pastelzinho chinês" é feita com farinha de trigo e tapioca, o que a deixa com uma textura 'al dente'.

Em discurso na etapa regional, o presidente da seccional paranaense da Abrasel, Nelson Goulart Júnior, afirmou que, mesmo diante de tantas dificuldades do setor durante a pandemia, a decisão de manter o concurso neste ano foi motivada pela vontade de agradar os clientes e mostrar a eles que o setor de alimentação fora do lar está trabalhando com seriedade e cuidado.

Como é o concurso

A primeira etapa do Quilo é Nosso foi realizada em outubro, com base em votos popular e de um júri - do qual o Bom Gourme fez parte no Paraná. Foram avaliados localmente os quesitos de limpeza, ambiente, atendimento, qualidade geral do buffet, receita participante do concurso e adequação às normas de prevenção a Covid-19. Os restaurantes que somaram as maiores notas nas visitas e votação do público foram para a prova de degustação, na qual prepararam seus pratos para os jurados. Deste evento saíram os finalistas que foram para a etapa nacional.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/restaurantes/restaurante-tomilho-de-curitiba-e-o-melhor-restaurante-por-quilo-do-brasil/
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Comentários