pr.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Seccionais e Regionais
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus
  • Fale Conosco
  • Revista B&R
Seccionais e Regionais

Norte

  • Seccional Acre
  • Seccional Amapá
  • Seccional Amazonas
  • Seccional Pará
  • Seccional Rondônia
  • Seccional Roraima
  • Seccional Tocantins

Nordeste

  • Regional Agreste da Paraíba
  • Seccional Alagoas
  • Seccional Bahia
  • Seccional Ceará
  • Regional Costa do Descobrimento na Bahia
  • Seccional Maranhão
  • Regional Oeste Potiguar
  • Seccional Pernambuco
  • Seccional na Paraíba
  • Seccional Piauí
  • Regional Litoral Sul Potiguar do Rio Grande do Norte (Pipa)
  • Seccional Rio Grande do Norte
  • Seccional Sergipe

Centro-Oeste

  • Regional Serra da Bodoquena/MS
  • Regional Costa Leste
  • Seccional Distrito Federal
  • Seccional Goiás
  • Seccional Mato Grosso do Sul
  • Seccional Mato Grosso

Sudeste

  • Abrasel Regional Leste Fluminense RJ
  • Regional Alta Mogiana (Ribeirão Preto SP e Região)
  • Regional Campo das Vertentes
  • Regional Jequitinhonha MG
  • Regional no Norte de Minas Gerais
  • Regional da Região Metropolitana de Campinas
  • Regional Serras de Minas
  • Regional do Sul Fluminense RJ
  • Regional Sul de Minas
  • Regional Triângulo Mineiro
  • Regional União do Oeste
  • Regional Vale do Aço
  • Vale do Rio Doce
  • Regional Zona da Mata
  • Seccional Espírito Santo
  • Seccional Minas Gerais
  • Seccional Rio de Janeiro
  • Seccional São Paulo

Sul

  • Regional Campos Gerais
  • Regional Centro Sul do Paraná
  • Regional Hortênsias
  • Regional Norte do Paraná
  • Regional Noroeste do Paraná
  • Regional Oeste do Paraná
  • Seccional Paraná
  • Seccional Rio Grande do Sul
  • Seccional Santa Catarina

Pesquisa revela tendência de consumo para negócios food service

  • PUBLICADO EM: 20/05/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Entre os mais afetados pela pandemia do Coronavírus, os negócios de alimentação fora do lar precisam se reinventar para superar a crise, porque o risco de fechar as portas será maior para quem espera retomar as atividades como antes.

É o que sugere a pesquisa “Impactos da Covid-19 no consumo no foodservice – região Sul”, apresentada no 5º Simpósio Foodservice, em formato de live, na última semana. O evento foi realizado pelo Sebrae/PR e integra o movimento #SuperaTurismoParaná.

Elaborada pela consultoria Food Consulting, a pesquisa ouviu 1000 consumidores de todas as regiões do Brasil, em abril. Dos entrevistados da região Sul, 74% disseram que pretendem voltar a consumir nos estabelecimentos mais vezes ou igual antes da crise; 26% disseram que irão consumidor menos do que antes.

O retorno deve ocorrer dentro de dois meses após a pandemia de 71% dos consumidores; 10% afirmaram que eles vão voltar entre dois ou três meses; 8%, depois de quatro meses; 5%, entre três e quatro meses; 6%, disse que não irá usar novamente.

Segurança no consumo e capacidade de compra, no entanto, preocupam. Conforme o estudo, 65% dos consumidores afirmaram ter receio da contaminação com a Covid-19 ao voltar aos estabelecimentos; 45% se disseram preocupados com o poder aquisitivo, orçamento e endividamento;

29% estão preocupados com outros alimentos, de higiene e de segurança; 13% estão com medo sobre o seu próprio emprego e a actividade profissional. Os consumidores puderam escolher mais de uma opção entre as respostas.

Relacionados a essas preocupações estão os fatores que mais vão influenciar a decisão de onde comer. Entre múltiplas alternativas, a sensação de limpeza e de higiene foi apontada em 79% das respostas; preço acessível, em 59%;

distanciamento entre as mesas, em 44%; opções do cardápio, em 33%; preço justo pela experiência, 30%; sabor e aroma das comidas, 28%; cordialidade no atendimento, 27%; qualidade e confiabilidade do produto, apareceu em 26% das respostas.

“O consumidor está a fim de moderar o consumo conforme o que está disposto a gastar pela experiência. Mas isso depende se sente segurança. Será um dilema para as empresas, que vão precisar investir em recursos para garantir a segurança e, ao mesmo tempo, trabalhar preço. É hora de ser criativo para comunicar que o estabelecimento é seguro e equilibrar preços”, apontou o responsável pela pesquisa e fundador da Food Consulting, Sérgio Molinari.

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patricia Santini, os empreendedores precisam se adaptar ao que vem sendo chamado de “novo normal”, uma realidade com novos hábitos. “Passamos por um momento de reinvenção na forma de fazer as coisas. Para que as empresas continuem competitivas, o fazer diferente precisa estar alinhado ao propósito, estar presente no dia a dia do negócio”, frisa a consultora.

Ramo de atividade

Conforme a pesquisa, o principal tipo de estabelecimento com apelo ao consumidor após a pandemia é pizzaria, onde 52% dos entrevistados disseram que pretendem comer. Na sequência, com 42%, aparece o self-service, seguido por lanchonete, com 35%; restaurante, com 33%; fastfood, com 30%; e padaria, 29%. Os entrevistados manifestaram mais de uma opção.

Entre os estabelecimentos que perdem intenção de compra, as lanchonetes aparecem como as mais atingidas: 51% dos entrevistados disseram que consumiam nesses locais antes da crise, contra 35% que afirmaram que voltarão a consumir depois da pandemia. As padarias também mostram redução na intenção de consumo, com 38% contra 29%; os restaurantes, com 41% contra 33%.

Entrega, Novo

Sobre o delivery, a expectativa é que utilização do serviço se mantenha em alta no período pós-pandemia. A pesquisa mostra que 68% dos consumidores da região Sul pretendem continuar pedindo comida por delivery igual ou mais vezes que antes da crise; 31% disseram que utilizarão menos.

Os marketplaces, os apps de entrega, dominam os pedidos. Com a preocupação com a segurança pra a saúde, melhorar a qualidade das embalagens pode fazer diferença na fidelização.

Entre os canais mais utilizados, os marketplaces foram apontados em 52% das respostas; telefone dos estabelecimentos, em 32%; WhastApp, em 33%; app e site do restaurante; 31%; Instagram ou Facebook, 3%; e 9% das respostas foram de consumidores que não usam o serviço.

O 5º Simpósio Foodservice contou com o apoio do Paraná Turismo, Maringá Convention & Visitors Bureau, Paraná Convention & Visitors Bureau, Rede de Turismo Regional (Retur), Prefeitura de Maringá, Conselho de Turismo de Maringá (CMTUR), Diretoria de Turismo Maringá, VQV Eventos, Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhotel), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Noroeste), Núcleo das Agências de Viagens de Maringá e Região (Navi), Associação Maringaense das Agências de Viagens (Amav), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Núcleo de Qualidade no Turismo.

A pesquisa está disponível na Comunidade Sebrae . Na Comunidade, o empreendedor tem acesso a diversos conteúdos que o Sebrae prepara para auxiliar as empresas, basta ativar as notificações para acompanhar as novidades.

Fonte: agencia sebrae

Notícias Relacionadas

Congresso Abrasel: Reforma Tributária, presença digital e debates sobre o futuro do setor

Economia, novo perfil de consumo e comunicação com a periferia abrem o 38º Congresso Abrasel

38º Congresso Abrasel aborda fim da escala 6x1 e lança convênio com Ambev

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a aproveitar o movimento da Copa

Comentários

Últimas Notícias

Congresso Abrasel: Reforma Tributária, presença digital e debates sobre o futuro do setor

Economia, novo perfil de consumo e comunicação com a periferia abrem o 38º Congresso Abrasel

38º Congresso Abrasel aborda fim da escala 6x1 e lança convênio com Ambev

Ambev e Abrasel se unem para ajudar bares e restaurantes a aproveitar o movimento da Copa

Evento gratuito debate tendências para o futuro da alimentação fora do lar

Congresso Abrasel destaca tendências que devem moldar o futuro dos bares e restaurantes

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, construindo um Brasil mais simples e seguro de empreender e melhor para viver.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus
  • Política de Privacidade

Endereço

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Seccional Paraná
CNPJ: 01.718.629/0001-34
Travessa da Lapa, 96 Edifício Providence, salas 51, 52, 53 e 54, Centro, Curitiba, Paraná,
CEP 80.010-190


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados