pr.abra

Precisa-se de Profissionais! A oferta de empregos em bares e restaurantes vem em um bom momento para a retomada da economia no setor. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Abrasel, mostra que quase metade das empresas desse segmento estão com as finanças ajustadas e prontas para recuperar o tempo perdido, em função da pandemia.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, acredita que o setor preencha 600 mil vagas de trabalho, neste semestre. Mas, agora surge uma nova dificuldade, encontrar mão de obra qualificada. "O setor já fez uma primeira leva de contratações quando reabriu as portas e agora está se preparando para esse movimento que cresce todos os dias é para o final do ano que imaginamos que vai ser muito bom. Aí, você encontra enorme dificuldade para contratar cozinheiros, gerentes, especialistas como churrasqueiros, sushiman," detalha Solmucci.

O levantamento mostra que 20% das empresas enfrentam dificuldades no recrutamento de profissionais, especialmente para os cargos que exigem uma maior qualificação. Cozinheiro, por exemplo, é o profissional mais difícil de se encontrar. É o caso de Leonardo Almeida Duarte, dono de um restaurante em Belo Horizonte. No pior momento da pandemia, ele reduziu o quadro de empregados. Agora, tenta recontratar, mas esbarra na falta de profissionais preparados para as funções.

Capacitação que pode ser a porta de entrada para quem busca o primeiro emprego. Paulo Solmucci diz que a própria Abrasel já oferece cursos gratuitos e reforça a importância dessa qualificação profissional.

De acordo com a pesquisa da Abrasel, 31% das empresas do setor pretendem aumentar o quadro de funcionários para retomar a economia.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Comentários