pr.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Paraná
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Sistema de gestão utiliza tecnologia de robôs para controle de caixa dos restaurantes

  • PUBLICADO EM: 25/11/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Com o objetivo de facilitar os processos de gestão em restaurantes e ajudar os proprietários a automatizar os controles de caixa e estoques, a ACOM Sistemas investiu R$ 5 milhões no aprimoramento de um software que utiliza a tecnologia de robôs para a gestão interna do negócio.

Essas atividades, dentre outras presentes no dia-a-dia de restaurantes e similares, tendem a ser exaustivas e imprecisas algumas vezes se efetuadas manualmente segundo Eduardo Ferreira, proprietário e CEO da empresa. A ACOM começou desenvolvendo um sistema de gestão em 2016, o Everest 3.0, e agora melhorou as funções de integração com o ponto de venda, automatizando todos os processos relacionados à gestão fiscal, contábil e financeira.

“O sistema faz a conciliação de pagamentos feitos através das maquininhas de cartão já com o abono de taxas, faz a integração do estabelecimento com plataformas de delivery, facilita o processo de abastecimento, calculando quais itens são mais utilizados e também considerando a sazonalidade deles, e compila informações sobre os clientes”, diz Ferreira.

Ajuda na pandemia

Outra funcionalidade recente da nova geração do sistema tem se mostrado um aliado desde o início da pandemia: a engenharia de cardápio. Para essa função são analisadas quatro alternativas: itens que vendem e rentabilizam bem; itens que vendem bem, mas não rentabilizam; itens que não vendem bem, mas rentabilizam; e itens que não vendem nem rentabilizam bem.

“Isso permitiu que, em um momento no qual a contensão de gastos foi essencial, proprietários soubessem onde deixar de investir, no caso dos itens da quarta opção, e onde investir mais, nas demais alternativas. Também durante a pandemia, o software foi benéfico para estabelecimentos que alavancaram as vendas no canal de delivery”, completa.

Para o restaurante, os custos de contratação do serviço, que inclui o set up, ativação e treinamento da equipe, são de R$ 30 mil, além de uma mensalidade que custa a partir de R$ 1 mil, variando de acordo com as funcionalidades adquiridas pelo estabelecimento.

O sistema na prática

Com a nova solução tecnológica, a ACOM alcançou 300 estabelecimentos no Brasil, Argentina, Chile e Espanha; dentre eles, o Hard Rock Café, em Curitiba. Segundo o gerente geral do estabelecimento, Marco Condado, o Everest 3.0 atua na parte da retaguarda do restaurante, de forma que as relações interpessoais podem receber mais atenção dos funcionários.

Na parte financeira, ele afirma que foi possível melhorar o plano de contas e o demonstrativo de resultados, e o controle de alimentos também ficou mais preciso. “Hoje, como 100% das notas entram no sistema, conseguimos saber exatamente o que está acontecendo. Além disso, em um cenário onde tivemos que desligar vários funcionários, quanto mais acertamos no controle, mas seguros ficamos com relação à retomada”, diz.

Mesmo sendo um sistema robotizado, Condado explica que é essencial treinar cada um dos funcionários para que possam usufruir dele da melhor maneira possível, em suas respectivas funções. “No início, os colaborados temem as mudanças e ficam meio apreensivos, mas conforme eles percebem que aquela implementação otimiza o trabalho, aprendem com rapidez a usá-la. Para quem orienta esse processo, é uma questão de entender que não tem como implementar em todos os setores de uma vez”, finaliza.


Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/food-service/sistema-de-gestao-utiliza-tecnologia-de-robos-para-controle-de-caixa-dos-restaurantes/

Notícias Relacionadas

Abrasel disponibiliza cartilha com orientações sobre o repasse de gorjetas

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

Aumento de imposto para fintechs ameaça inclusão financeira e pequenos negócios

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Comentários

Últimas Notícias

Abrasel disponibiliza cartilha com orientações sobre o repasse de gorjetas

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

Aumento de imposto para fintechs ameaça inclusão financeira e pequenos negócios

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Notícias
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Pesquisa Coronavírus

Endereço

Travessa da Lapa, 96
Edificio Providence
Salas: 51- 53 - 54


Contato

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados