Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Três renomadas chefs debatem os elementos principais associados à chamada comfort food

Tereza Paim compartilha sua experiência em palestra no 34º Congresso Abrasel. Foto: Divulgação

Tereza Paim, chef-proprietária do restaurante Casa de Tereza, comenta os processos da construção do que hoje é a característica comida baiana, dando foco ao seu estado de origem. Ela explica que a riqueza encontrada nos pratos é produto da convergência dos saberes e dos hábitos alimentares cultivados pelos povos indígenas, africanos e também pelos portugueses.

Ieda de Matos, também baiana, fundou em São Paulo o restaurante que leva seu nome, o Casa de Ieda, que serve a autêntica comida da Chapada Diamantina. Ela reforça a valorização da origem do alimento e a importância de ser fiel à sua simplicidade inerente.

Outro fator bastante significativo para a chef é sua luta, enquanto mulher negra, para garantir seu espaço e reafirmar sua ligação com todos os aspectos da ancestralidade que influenciam diretamente na culinária afetiva que ela oferece como experiência a seus clientes.

As chefs apontam que, para se produzir comfort food, é preciso ter consistência. Manter um padrão para cada prato torna-se essencial, pois isso garante que o sabor seja característico e entregue sempre o conforto e acolhimento que unem todos esses elementos.

Mariana Fonseca, que têm atualmente quatro restaurantes e se prepara para a abertura de outros dois, acrescenta o papel do amor no preparo da cozinha afetiva, que pode transformar mesmo pratos internacionais em comfort food. Ela destaca o papel feminino no segmento e manifesta o desejo de abrir portas e oferecer oportunidades a outras mulheres.

Esse e outros conteúdos você encontra no site da revista Bares & Restaurantes, com uma cobertura completa do Congresso Abrasel!

O 34º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília é uma realização da Abrasel e Mundo Mesa. Tem o patrocínio ouro de Alelo, Ambev, Banco do Brasil + Ministério da Economia, BAT, Coca-Cola, Diageo, Ecolab, Grupo Petrópolis, Heineken, JBS, Philip Morris, Rappi, Sebrae 50 anos, Sodexo, Stone e Ticket. Patrocínio bronze de 3M e Raízen. Parceria especial da Caixa. Fomento da Secretaria de Turismo. Apoio do IESB e Fispal. Parceria da Unecs. Parceria de mídia: Bares e Restaurantes, Correio Braziliense e Prazeres da Mesa.

Comentários