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Ao adotar práticas acessíveis e tecnologias como o cardápio digital, os empreendedores não apenas tornam seus negócios mais atrativos, como também se alinham às necessidades de um público cada vez mais diversificado

Seja ampliando a acessibilidade física, adaptando cardápios ou investindo em novas tecnologias, o importante é garantir uma experiência completa e acolhedora para todos os clientes. Foto: Freepik

A inclusão e a acessibilidade estão cada vez mais presentes no setor de alimentação fora do lar, alinhando-se às práticas ASG (ambiental, social e governança) que se consolidam no mercado. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de gestão, logística e distribuição de vale-transporte, Ticket, 71% dos restaurantes possuem algum tipo de recurso para receber clientes com deficiência.

Entre as adaptações mais comuns estão espaços para cadeirantes (59%), rampas de acesso (51%) e banheiros adaptados (45%). No entanto, a acessibilidade plena ainda é um desafio: apenas 4% dos estabelecimentos oferecem cardápio em braille ou em áudio, um ponto importante para atender pessoas com deficiência visual.

A diretora de produtos da Ticket, Natália Ghiotto, destaca que esses dados são fundamentais para que os empreendedores possam avaliar a infraestrutura de seus negócios e, com isso, melhorar a experiência de todos os clientes. “Esse mapeamento é importante para que os restaurantes compreendam as necessidades de seus frequentadores e tornem seus espaços mais inclusivos.”

A necessidade de adaptações em cardápios inclusivos e personalizados

Além da acessibilidade física, muitos restaurantes estão começando a ajustar seus cardápios para atender a um público com diferentes restrições alimentares. De acordo com o estudo, apenas 14% dos estabelecimentos já introduziram pratos veganos, vegetarianosou sem glúten em seus menus, enquanto 20% planejam implementar essas opções.

Para um público cada vez mais atento à alimentação saudável, 28% dos restaurantes relatam que notaram um interesse crescente, mas outros 60% ainda não planejam mudanças nesse sentido.

Esse cenário aponta para uma oportunidade de ouro para os empreendedores do setor: adaptar os cardápios e espaços para atender uma demanda crescente de clientes em busca de opções inclusivas, sejam por restrições alimentares ou preferências de estilo de vida.

Cardápio digital: modernização ou dificuldade de acesso?

Outro aspecto que vem transformando a experiência em bares e restaurantes é o uso de cardápios digitais, popularizados durante a pandemia de covid-19. Atualmente, 15% dos estabelecimentos no Brasil oferecem cardápios via QR Code. No entanto, o formato ainda é alvo de críticas, principalmente por parte de clientes que preferem o menu impresso ou têm dificuldades com o uso de smartphones.

Em cidades como São Paulo, a adoção do QR Code é mais comum, principalmente em bairros como Perdizes e Pinheiros, onde 85% dos estabelecimentos oferecem essa alternativa.

Porém, é importante que os donos de restaurantes considerem a diversidade de perfis de clientes e ofereçam tanto a versão digital quanto a física, para garantir uma experiência mais inclusiva e completa.

Dessa forma, seja ampliando a acessibilidade física, adaptando cardápios ou investindo em novas tecnologias, o importante é garantir uma experiência completa e acolhedora para todos os clientes.

*Conteúdo feito com informações do Mercado&Consumo

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