Notice: Undefined variable: base in /var/abrasel.com.br/revista/site/templates/head.inc on line 67

Por Adriana Lara

Abrasel lança de maneira gratuita guia prático sobre manuseio correto de réchauds

Para utilizar o réchaud é preciso colocar algum tipo de combustível dentro do fogareiro como por exemplo pastilhas de álcool sólido, velas especiais próprias para réchaud ou gás.

Réchaud é uma espécie de fogareiro de metal, em prata ou inox, usado para manter a comida quente no serviço de buffet, para flambar sobremesas ou preparar pratos rápidos como um fondue. Os restaurantes sabem como é importante manter a comida quente e preservar o sabor dos alimentos e por isso, ter equipamentos para a manutenção a quente nos serviços de alimentação é fundamental.

Entretanto, o manuseio desse equipamento requer alguns cuidados para evitar acidentes e preservar a integridade dos colaboradores e clientes dos serviços de alimentação fora do lar, por isso, quem for responsável pela operação do equipamento, deve conhecer o procedimento para acender, fazer a manutenção e ter todos os cuidados para evitar acidentes.

Combustíveis para réchauds

Para utilizar o réchaud é preciso colocar algum tipo de combustível dentro do fogareiro como por exemplo pastilhas de álcool sólido, velas especiais próprias para réchaud ou gás e para cada um desses combustíveis deve-se ter todos os cuidados necessários para o manuseio seguro.

Dicas importantes para evitar acidentes com réchauds

Monte o equipamento em local seguro, certifique-se que a superfície esteja firme, nivelada e longe de materiais inflamáveis. Esteja atento para que não tenha nenhum material inflamável por perto do equipamento em funcionamento, como papel, papelão, plástico ou outros materiais. Não coloque o equipamento sobre forros de mesa (a superfície deve estar sem nenhuma cobertura de tecido) ou próximo a cortinas ou encostado em paredes.

Faça a montagem das peças do equipamento seguindo as orientações de cada fabricante e não tente improvisar em qualquer situação. Nunca utilize álcool líquido nos fogareiros ou deixe substâncias voláteis próximas ao equipamento. Não coloque o equipamento na borda de fogões para abastecer a cuba.

Nunca faça o reabastecimento do combustível sobre a chama ativa do fogareiro, certifique-se que a chama está completamente inativada para o novo abastecimento. O ideal é usar outro fogareiro que esteja completamente frio e sem chamas. Faça o abastecimento somente no momento do uso do equipamento. O reabastecimento do fogareiro não deve ser feito com antecedência porque o álcool é volátil e pode causar explosões no momento de acender.

Use os abafadores para apagar a chama por completo antes de retirar o fogareiro acesso ou quente. A chama é praticamente imperceptível e pode estar queimando sem que possa ser vista. Tenha cuidado no manuseio do fogareiro quente, use luvas térmicas e pinças para evitar qualquer acidente.

Armazene os fogareiros já frios em local arejado e protegido de possíveis faíscas ou chamas. Nunca próximo a fontes de calor como eletrodomésticos que pelo aquecimento podem causar explosões.

Não colocar o réchaud em local com corrente de ar, pois assim acelera a queima do combustível, aumentando o gasto e possibilita apagar a chama deixando o alimento frio. Coloque água já quente no recipiente de água (quando for o caso) para aumentar a eficiência do aquecimento quando acender o fogareiro.

Nunca manipule o combustível próximo ou diretamente na chama viva, sempre apagar a chama primeiramente para depois fazer qualquer movimentação. Nunca faça o abastecimento do fogareiro próximo aos clientes para evitar acidentes e garantir a segurança de todos.

Elimine a chama utilizando os abafadores, luvas térmicas e pinças para retirar o fogareiro quando terminar o serviço do buffet e fazer o transporte com segurança. Lembre-se que o inox é um excelente condutor de calor e por isso, deve-se usar a proteção para evitar queimaduras.

Apague as chamas sempre após o uso, siga as normas de segurança e se tiver dúvidas pergunte alguém que possa te ajudar. Após o uso, faça a limpeza do fogareiro, retire todo acúmulo de resíduos para garantir maior eficiência da chama.

Faça treinamentos periódicos com as pessoas responsáveis pela montagem dos réchauds para que todas saibam das normas de segurança. Não deixe que pessoas sem conhecimento das normas manipule o equipamento.

Comentários