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Matheus Lessa revela como as redes sociais, como TikTok e Instagram, podem impulsionar negócios de alimentação, destacando a importância de autenticidade e conexão com os clientes

Matheus Lessa no 36º Congresso Abrasel. Foto: Edgar Marra

Durante o 36º Congresso Abrasel o painel "Caiu na rede social é cliente: o que realmente funciona para atrair movimento" foi um dos destaques. Conduzido por Matheus Lessa, especialista em marketing digital para o setor de gastronomia, a discussão girou em torno das estratégias mais eficazes para transformar seguidores em clientes e, principalmente, como as redes sociais podem ser utilizadas como ferramentas poderosas para impulsionar negócios.

Matheus abriu sua apresentação destacando o potencial do TikTok como um espaço para vlogs, especialmente para aqueles que colocam sua própria imagem em evidência. "Quem coloca a cara vende mais", afirmou, ressaltando a importância de os empreendedores se conectarem diretamente com seu público, mostrando não só o produto, mas também a história por trás da comida que oferecem.

Para ele, as pessoas estão cada vez mais interessadas em compreender a origem e o processo de criação dos pratos, o que fortalece a conexão entre o cliente e o estabelecimento.

No que diz respeito ao Instagram, Matheus enfatizou o uso de ferramentas como reels e reacts para captar a atenção do público. Ele sugeriu que os empreendedores sempre pensem em seu melhor cliente ao criar conteúdo, personalizando a comunicação para se conectar mais profundamente com os clientes.

"Mesmo falando com muitos, são sempre indivíduos vendo", lembrou, ao defender a personalização das interações nas redes sociais.

Matheus também comentou a importância de se utilizar as redes sociais como um canal de conversão. "Seguidor não paga conta", afirmou enfaticamente, destacando a necessidade de transformar a audiência online em clientes reais.

Para isso, ele recomendou a criação de ofertas que vão além das promoções tradicionais, sugerindo brindes e produtos especiais que incentivem as compras repetidas. "Para escalar o negócio, é preciso trazer quem ainda não compra, fazer o cliente comprar mais, e fazer quem compra comprar mais vezes", explicou.

A construção de uma "tribo" nas redes sociais foi outro ponto importante discutido. Matheus sublinhou que os empreendedores devem criar conteúdo que reflita suas experiências reais e suas paixões, pois "as pessoas querem algo que seja mais do que um produto". Ele reforçou que a congruência entre o que é vivido e o que é comunicado nas redes é essencial para criar uma conexão autêntica com os clientes.

Matheus alertou, ainda, para a importância de manter o que está funcionando e de prestar atenção em cada fase da jornada do cliente – desde a primeira interação nas redes sociais, passando pela experiência no estabelecimento, até o momento da recomendação pós-venda.

"Nós não vendemos comida, vendemos conexão", concluiu, destacando que o sucesso de um negócio no setor de alimentação fora do lar está diretamente ligado à capacidade de criar e manter vínculos significativos com os clientes.

Serviço:
36º Congresso Nacional Abrasel | Mesa ao Vivo Brasília
14 e 15 de agosto
Realização: Abrasel e Mundo Mesa
Patrocínio: Alelo, Ambev, BAT, Caixa, Coca-Cola Brasil, Diageo, Friboi, Heineken, iFood, Philipe Morris Brasil, PicPay, Pluxee, Santander, Seara, Stone, Tectoy e Ticket.
Apoio: IESB, Unecs e Reutiliza-Já.
Parceria de mídia: Bares & Restaurantes e Correio Braziliense
Mais informações em: congressoabrasel.com.br

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